O Instituto dos Irmãos Maristas é o nome de uma ordem religiosa fundada em 2 de janeiro de 1817 por Marcelino Champagnat no povoado de La Valla, na França. Em pleno período de pós-revolução, quando o acesso à educação era privilégio de poucos, o então jovem padre deu início à  missão de educar e evangelizar crianças e jovens, especialmente os mais necessitados.

Chegaram ao Brasil em 15 de outubro de 1897, na cidade de Congonhas do Campo, em Minas Gerais.

Monograma de Maria, com a combinação das letras M e A, símbolo das instituição Marista

Monograma de Maria, com a combinação das letras M e A, símbolo das instituição Marista.

A história do Colégio Marista São Luís pode ser narrada a partir de um olhar engajado a fatos históricos marcantes no cenário mundial. Fatos que impulsionaram a expansão da presença dos irmãos maristas em terras pernambucanas, consolidando-se a filosofia do Instituto, baseada no jeito mariano de educar, evangelizando crianças e jovens de muitas gerações.

Em 2 de julho de 1910, os Irmãos Romildo e Martírio, e mais oito discípulos do Juvenato de Aubenas, desembarcaram do vapor inglês Oriana e recolheram-se ao sobradão da Estação Ponte d’Uchôa, constituindo uma comunidade religiosa Marista.Em 6 de fevereiro de 1911, o Irmão Paulo Berchmans funda, naquele sobrado, o Colégio Imaculada Conceição, que recebe os seus primeiros alunos.

Em 1921, o Colégio é transferido para a Rua do Hospício, no centro da cidade do Recife, onde passa, em 1924, para a Av. Conde da Boa Vista, com o nome de Colégio Marista do Recife.

O Casarão da Ponte d’Uchôa passa a receber, uma vez por semana, os alunos do centro do Recife, para a prática de esportes. Ainda neste ano, reabre-se o sobrado de Ponte d’Uchôa, com o nome de Externato São Luís, oferecendo o curso primário.

Tornou-se comum os alunos, ao concluírem o ciclo de estudo, dirigirem-se ao Colégio Marista do centro do Recife para cursar o colegial.
Neste espaço de tempo, o Colégio São Luís cresceu bastante, mas é só em 1962 que começa a funcionar o curso colegial. A crescente demanda de alunos levou, pouco a pouco, o velho sobrado a ser substituído por um moderno prédio.

Depois de 79 anos de atividades, uma missa marcou no dia 13 de dezembro de 2002 o fechamento oficial do Colégio Marista. A capela da escola ficou lotada por alunos, ex-alunos, professores e funcionários. Emocionados, poucos conseguiram conter as lágrimas. A celebração, que teve inicio às 7h30, foi realizada pelo padre Luiz Libório, pároco do colégio durante 22 anos, que estava em Roma, mas retornou para presidir a solenidade.

A decisão de fechar as portas foi anunciada em setembro daquele ano pela União Norte Brasileira de Educação e Cultura (Unbec), mantenedora do Marista.

Sobre o Autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta