Nós, do Instituto Boa Vista, acreditamos que cada cidadão tem seu papel no desenvolvimento da sociedade, tal qual deve ser exercido de maneira consciente e responsável. Buscamos, através do Instituto Boa Vista, acolher todo aquele que se sentir afim aos nossos ideais além de resgatar os valores pouco assistidos hoje na nossa região, através dos projetos que serão promovidos.

O Instituto Boa Vista é uma ONG que criou uma rede solidária de cultura em Pernambuco. Sua principal estratégia é promover a criação de cursos de aprendizagem e capacitação na área de artes plásticas, artes cênicas, dança, música e esportes, além de uma feira cultural de moda, arte e gastronomia no bairro da Boa Vista, no centro do Recife.

O Instituto Boa Vista também identifica ONGS parceiras que são referência no Brasil por seus projetos nas diversas áreas e, em parceria com elas, constrói acordos se tornam fontes de aprendizagem e educação e entre várias atribuições dentro do seu estatuto está a preservação do meio ambiente com o lançamento do projeto “Conhecendo o Rio Capibaribe”.

Objetivos do Instituto

  • Promoção da assistência social;
  • Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico;
  • Promoção do voluntariado;
  • Promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza;
  • Promoção ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
  • Inclusão social e cultural de homossexuais e de outras pessoas que estejam exclusas ou sejam tratadas de forma preconceituosa em função de suas preferências sexuais fora dos padrões convencionais.

Missão

Promover a inclusão social de qualquer grupo que esteja excluso ou seja tratado de forma preconceituosa na sociedade, além de reforçar a responsabilidade social em combate à degradação do meio ambiente.

Visão

Ser referência nacional no trabalho de inclusão social e promoção de cultura ambiental, através da disponibilização dos melhores conteúdos que valorizam o cidadão como profissional e agente de mudança.

Valores

Ética, Valorização e Respeito às pessoas, Responsabilidade Social, Respeito ao Meio Ambiente, Integridade, Sustentabilidade.

Como Surgiu

O Instituto Boa Vista surgiu com o Clube Metrópole como expressão de um compromisso social diante da necessidade de fornecer à Comunidade LGTB um amplo apoio e orientação às dificuldades encontradas no âmbito social, familiar e profissional, em razão da orientação sexual do indivíduo.

Após anos de atuação, o Clube Metrópole foi local de refúgio de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em busca de amparo ao sofrimento vivenciado, em razão da discriminação homofóbica.

No entanto, apesar dos esforços dos seus dirigentes em tentar amenizar os problemas enfrentados pelos membros da comunidade, a casa não dispõe de meios suficientes e adequados a combater todas a dificuldades apresentadas neste sentido.

Como um belo exemplo de solidariedade, o Clube Metrópole acolhe , atualmente, um rapaz tirado das ruas, em razão de discriminação homofobica dos seus familiares, e que hoje participa do quadro efetivo da casa, ilustrando os seus aprendizados como barman e decorador de ambientes.

 

O projeto teve como objetivo inicial a promoção da cidadania e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), atuando na orientação aos direitos, promoção da auto-estima LGBT, combate a violência e ao preconceito, através do apoio jurídico e psicológico de seus membros.

Neste sentido, a implantação de uma trabalho voltado a disseminação de informações sobre direitos humanos e incentivo à denúncia de violações dos direitos da população LGTB, visam o resgate da dignidade do indivíduo e respeito como cidadão, com política de inclusão na sociedade e estímulo ao desenvolvimento de uma carreira profissional em respeito as diferenças.

Hoje o Instituto inclue sua parte sócio-ambiental e aceita todo e qualquer grupo que se veja excluído de alguma forma na sociedade.