Sábado, 02/04, haverá uma roda de debate sobre educação e diversidade. Participarão representantes dos professores, juristas, mães, estudantes e cidadãos interessados em saber sobre respeito na escola. Haverá uma conversa conversa aberta e troca de informações sobre o Projeto de Lei 26/2016, que quer proibir livros que falem sobre diversidade e gênero nas escolas de Recife.

O evento pretende reunir todos aqueles que acreditam que educação combina com diversidade, que a sala de aula tem que ser um local inclusivo e que #RespeitoSeAprendeNaEscola

aroda_integrantes-min

A Mesa será composta por:

LUCIANA VIERA – Diretoria LGBT da UFPE
REGINA GOUVEIA – Professora e integrante do GTES
MARILEIDE CAVALCANTI – Representante do Sindacato dos Professores(SIMPERE) e das mães
MARIA CLARA ARAÚJO- Estudante de pedagogia e representante dos alunos

Mediador: Maxwell Vignoli – Promotor público

Mas acima de tudo a roda será LIVRE e aberta para contribuições de todos.

O evento é GRATUITO!

Entenda o caso:

O Projeto de Lei 26/2016 quer proibir qualquer livro que mencione respeito a diversidade ou gênero nas escolas de Recife. O projeto está tramitando na Câmara de Vereadores do Recife e já está prestes a ser aprovado. A contradição é que o segundo a própria secretaria de Educação, só existe atualmente um livro que de fato menciona esses temas. Nesse livro, existe apenas uma frase que faz que toca no assunto:

“Entre os relacionamentos conjugais, existem casais formados por um homem e uma mulher e casaisformados por pessoas do mesmo sexo.”

 
Segundo parecer da Secretaria, o livro está dentro das diretrizes municipais, estaduais e nacionais de educação. Ainda assim, o projeto continua tramitando e pode ser aprovado, causando um grande retrocesso na educação municipal: Segundo o MEC, estes livros não serão substituídos em caso da aprovação da lei, o que pode deixar os alunos por até 3 anos sem livros. Além de ser um passo para trás no desafio de uma educação com mais respeito.
Pressione contra o Projeto de Lei:
rodalivre-min

Sobre o Autor

institutobv

Somos uma Organização Não Governamental que atua na defesa dos Direitos Humanos e nas questões Socioambientais. Acreditamos que cada cidadão/ã tem um papel fundamental na criação de uma sociedade mais justa e que o respeito a diversidade é essencial para a igualdade de direitos e o bem-estar social.

Posts Relacionados

Uma Reposta

  1. Aldo Ferreira Lins

    O Sarau da Boa vista, maior movimento alternativo de Poesia e Música do centro da cidade do Recife, também anda de mãos dadas com este projeto que é renovar e incluir as camadas mais carentes da nossa comunidade no contexto não só literárias, mas também nas nas artes integradas da nossa cidade multicultural.

    Aldo Ferreira Lins

    Responder

Deixe uma resposta