O Instituto Boa Vista (IBV) promove no próximo sábado, 09, mais um debate sobre tema ligado aos Direitos Humanos. Desta vez, o IBV convidou pessoas trans para falar sobre transexualidade e suas vivências. A intenção é quebrar tabus sociais e dar voz a essas pessoas, levando conhecimento para a sociedade e favorecendo a diminuição da transfobia, preconceito que as pessoas trans e travestis sofrem.

A quarta edição do Roda Livre acontece no terceiro mês consecutivo para o evento, trazendo-o ainda mais sólido em organização. Depois de falar sobre Educação, sobre as novas formatações de família e sobre o dia-a-dia das pessoas LGBT no mercado de trabalho, o Instituto Boa Vista propõe falarmos sobre a transexualidade. Diante dos dados da ONG Transgender Europe, que indicam que Brasil é o país onde mais são registrados assassinatos de pessoas trans em todo o mundo, torna-se urgente falar sobre a questão e tentar desmistificar o assunto. As pessoas trans, como qualquer pessoa, merecem ter a cidadania e dignidade respeitadas. E, por tanto, precisam de leis específicas que garantam o seu bem estar. Para Maxwel Vignoli, promotor de justiça que irá mediar a conversa, “esse debate é muito importante porque, até pouco tempo, as pessoas trans, que hoje têm militado intensamente por direitos, eram completamente invisíveis e marginalizadas. Precisamos que esse debate chegue a todos os lugares, inclusive nos espaços representativos, onde fazem as leis.”

O projeto Roda Livre nasceu da necessidade de membros do Instituto Boa Vista em debater e aprofundar temas sociais e da consequente necessidade de mobilização social. O IBV quer que a discussão chegue para toda a sociedade, esclarecendo dúvidas sobre identidade de gênero e nome social, por exemplo, para promover mais respeito e aumento da cidadania​, no combate por uma sociedade menos transfóbica​. A roda de debate é LIVRE, aberta e gratuita.

COMPOSIÇÃO DA MESA:

  • MC Trans
  • Robeyoncé Lima (Estudante de Direito da UPFE já aprovada na OAB)
  • Chopelly Santos (Amotrans-PE)
  • Heymilly Maynard (Nova Associação de Travestis, Transexuais e Transformistas de Pernambuco) – Társio Benício (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – IBRAT-PE)
    Yudi Santos (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – IBRAT-PE)
  • Suzana Livadias (Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans do Hospital das Clínicas da UFPE)
  • Maxwell Vignoli (promotor de justiça de Pernambuco)
  • RODA LIVRE – TRANSEXUALIDADE: Identidade, Cidadania e Respeito

LOCAL: Clube Metrópole, Rua das Ninfas, 125, Boa Vista.
DATA: Sábado, 09 de julho, às 16h.

Sobre o Autor

institutobv

Somos uma Organização Não Governamental que atua na defesa dos Direitos Humanos e nas questões Socioambientais. Acreditamos que cada cidadão/ã tem um papel fundamental na criação de uma sociedade mais justa e que o respeito a diversidade é essencial para a igualdade de direitos e o bem-estar social.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta