Fundada há 15 anos por Waldemir Miranda Neto e Paula Meira, a Casa dos Idosos, localizada na Rua Visconde de Goiana, 269, na Boa Vista. Tem como um de seus maiores objetivos trazerem o idoso para o convívio social.

Lourdinha Siqueira é professora de Ioga e uma das coordenadoras da Casa, diz “que a Casa dos Idosos é uma instituição sem fins lucrativos e tem como seu maior parceiro a Interne. Ela define que a ioga ou yoga é um sistema de técnicas, disciplinas e filosofias utilizadas para o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito. É baseado na filosofia hindu, sendo também praticado no budismo. E que essa disciplina filosófica traz para o idoso uma terapia de relaxamento, que mexe significamente com a saúde e a vida social dos idosos”.
Existem também atividades psicológicas com a Dra. Leila Albuquerque, que aborda terapias de exercícios que ajudam os idosos. “As terapias de memorização, relaxamento e técnica respiratórias trazem um efeito estimulante e eficaz na qualidade de vida daqueles idosos. Ela cita como exemplos a junção das palavras e pede que eles completem com mais adjetivos outras tantas palavras que venham a sua mente. Existe também a terapia com música que traz ao presente, lembranças passadas boas e reconfortantes”.

diretoria-do-clubeLourdinha comentou também que a Casa vive de doações das pessoas como Mabel, Doucinha, Vilma entre outras. A Casa tem como colaboradores a Sra. Rita de Cássia que é a coordenadora geral financeira, Sr. Edson que faz o trabalho de apoio aos idosos e que também cuida da organização da Casa. Márcia Carvalho que é a diretora do Clube, Leila Albuquerque e Eliane Carvalho que são facilitadoras do programa encontro contemplativo. E finalmente Cadú, um jovem que trabalha com os idosos aulas de dança.

Os idosos chegam até a casa, por seus familiares e cuidadores, de taxi ou transporte terceirizados. E entre os assíduos na Casa esta a Sra. Doucinho que é batizada com o nome de Maria da Cruz. “Estou na Casa há 15 anos, ou seja, desde a sua inauguração. Aqui resgatei minha autoestima e minha vida familiar. Como avó melhorei consideravelmente depois que comecei a participar das atividades do Clube”. Ela fala também que gosta do convívio com os outros idosos e com os profissionais que a acompanha.

Levado por um amigo há 10 anos, seu Josias é outro que convive nas segundas e quintas-feiras com as pessoas da Casa. Josias que chegou até a se aventurar por alguns clubes de futebol do Estado como jogador. Torcedor do Náutico, ele tem absorvido com serenidade e entusiasmo aos ensinamentos da ioga e as palestras com a Dra Leila e Eliane Carvalho.
Para entrar em contato com o Clube dos Idosos basta fazer uma ligação para o número (81) 3432-2555 falar com Edson ou Lourdinha.

Idosos em atividade no Clube, com palestras, jogos e em comemoração aos aniversariantes do mês.

Idosos em atividade no Clube, com palestras, jogos e em comemoração aos aniversariantes do mês.

idosos-jogando-cartas

Sobre o Autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta