O projeto está percorrendo os oito mil quilômetros do litoral brasileiro para analisar os efeitos da ação do homem sobre os seus vários ecossistemas.

A equipe documenta por meio de textos, fotos e vídeos, tanto as intervenções negativas como também as positivas nas zonas costeiras. A expedição, que já fez o mesmo roteiro há 10 anos atrás, partiu dia 10 de junho de 2007 do município do Oiapoque (AP) e pretende concluir a expedição dia 20 de dezembro de 2007 no município do Chuí (RS).

Para fazer esta pesquisa, o grupo conta com a participação do geógrafo Sérgio Rondelli, do fotógrafo Canário Caliari e do cinegrafista Mauricio Galdieri, que estão munidos de aparelhos com tecnologia GPS, veículo 4X4, celulares, laptops, rádio transmissores e câmeras de vídeo e fotografia digitais. “Quando fizemos esta viagem em 1997, não dispúnhamos deste aparato tecnológico. Agora poderemos mapear com mais precisão as comunidades litorâneas e o risco ambiental que elas sofrem” afirma Sérgio Rondelli.

Ao longo do percurso, a equipe alimentará com informações (textos, fotos e entrevistas em vídeo) a categoria do portal “Brasil Passo a Passo” especialmente criada para os brasileiros acompanharem em tempo real a expedição. Aqui terá um conteúdo especial de cada região pesquisada, baseados principalmente nas entrevistas com líderes comunitários, ambientalistas, políticos, religiosos, técnicos, militares da marinha, artistas, empresários e esportistas sobre o ambiente litorâneo, ações positivas e negativas, e sua relação com uma prática mais consciente.

Equipe Brasil Passo a Passo
Textos: Sérgio Rondelli
Fotos: Canario Caliari
Videos: Mauricio Galdieri